MOTIVAÇÃO

4 de dezembro de 2011

IMORTALIDADE DA ALMA

Alguns séculos antes de Cristo, vivia em Atenas, o filósofo Sócrates. A sua filosofia não era uma teoria expectativa, mas a própria que ele vivia. Aos setenta e tantos anos foi Sócrates condenado a morte, embora inocente. Enquanto aguardava no cárcere o dia da execução, seus  amigos e discipulos moviam céus e terra para o preservar da morte. O filósofo porém não moveu um  dedo para esse fim; Com perfeita tranquilidade e paz de espírito aguardou o dia que ia beber o veneno mortífero.

Na véspera da execução , conseguiram seus amigos subordinarem o carcereiro, que abriu a porta da prisão. Criton, o mais ardente dos discípulos de Sócrates entrou na cadeia e disse ao mestre: "Foge depressa, Sócrates"!  "Fugir para que? perguntou o preso. Ora, não sabe que amanhã  vão te matar? "Matar-me? A mim? Ninguém pode me matar"! Depois puxando com os dedos a  pele da mão, Sócrates perguntou: "Criton, achas que isto aqui é Sócrates? "E batendo com o punho no osso do crânio, acrescentou: Achas que isso aqui é Sócrates?...Pois é isto que eles vão matar, este invólucro material; mas não a mim,  EU SOU A MINHA ALMA. Ninguém pode matar Sócrates"...e ficou sentado na cadeia aberta, enquanto Criton se retirava chorando, sem compreender o que ele considerava teimosia ou estranho idealismo do mestre.

No dia seguinte, quando o sentenciado já bebera o veneno mortal o seu corpo ia perdendo aos poucos a sensibilidade, Criton, perguntou-lhe entre soluços: " Sócrates, onde pueres que te enterremos? Ao que o filósofo , semiconsciente murmurou: Ja  te disse, amigo, ninguém pode enterrar Sócrates... Quanto a esse invólucro, enterrai onde quiseres. Não sou eu. EU SOU MINHA ALMA. E assim expirou esse homem que tinha descoberto o segredo da FELICIDADE, que nem a morte lhe pode roubar. 
( Assim somos, pois a morte nao existe. Todos somos seres imortais.) Nos so  morremos, quando somos simplismente esquecidos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário